Capitulo 9 - 1972 a 1983

      João Firmino continuando com duas fazendas. Com a mudança da família para Goiânia ele sentindo muito distante de todos e com duas fazendas. Uma em Iporá e a outra em Israelandia, ficando uma distante da outra de trinta km. Tendo também às dificuldades nas transferências de gado de uma para outra e gastando um dia de viagem, ainda tendo que passar com o gado por dentro da cidade de Iporá. Surgiu uma oportunidade para João Firmino unir as fazendas. Foi colocado a venda uma de seu confrontante e que era seu sobrinho o João José de Oliveira. Então João Firmino colocou a venda a fazenda de Santa Marta, que não foi difícil vender. A terra era muito boa, bem localizada e muito perto da cidade. Desse modo, pôde comprar a de seu confrontante em  Matrinchã. Com a compra pôde unir duas fazendas em uma, ficando mais fácil de ser cuidada.
   Em 27 de maio de 1972, aconteceu o terceiro casamento na família. Casou-se Maria Helena com João Pereira da Silva Sobrinho. Ele sendo filho de Revalino Pereira e de Cândida Avelina de oliveira, ela prima em primeiro grau de João e Sebastiana.

Casamento de Maria Helena e João Pereira.



  Em 1973, teve quatro importantes acontecimentos.

 No dia 17 fevereiro, aconteceu o quarto casamento na família. Casa-se João da Silva Filho com a jovem Deuzaide Maria Cândida Silva filhos de Antônio do Carmo.

João Firmino, Sebastiana, o filho João da Silva Filho
 e a nora Deuzaide Maria Candida, com seus pais.



   Em 04 de agosto nasce à quarto neto na família uma moça a Viviane Pereira da Silva, sendo a primeira filha do casal Maria Helena e João Pereira.
    Em 17 de dezembro, nasce o quinto neto da família, uma moça Andréia Krawczyk e Silva, sendo a primeiro filho do casal Aldo e Wieslawa.
  Também neste ano, aconteceu à primeira formatura na família, formou-se em Direito, Geraldo João da Silva.


Formatura de Geraldo.



A confraternização foi realizada com um grande churrasco na casa da MARIA HELENA & JOÃO PEREIRA em sua Fazenda no povoado da fartura em Sanclerlandia.

    Em 1975, também tiveram cinco importantes acontecimentos.

    Em 29 de setembro nascendo o sexto neto na família sendo o quarto filho do casal Maria Madalena e Durvalino, uma moça Meyrilene Firmina dos Santos.
   Em 06 de dezembro, aconteceu o quinto casamento na família, casando a Dalva Maria e Divino Fernandes de Oliveira.
    Também neste ano, aconteceram duas formaturas na família a da nora Wieslawa, esposa do Aldo, que formou em Pedagogia. Também a segunda formatura de filhos, Aldo formando em Ciências Contábeis, concluindo o sonho iniciado em 1962, quando deixou a fazenda de seus pais para morar em Goiânia, com o objetivo de estudar e trabalhar.

Aldo e os colegas de faculdade

Aldo junto de mais colegas da faculdade



  Em 1976, tivemos dois importantes acontecimentos.

  Em 17 de janeiro, nasce o sétimo neto na família sendo o segundo filho do casal Aldo e Wieslawa. Nasce o Ricardo Krawczyk e Silva.
  Em 26 de janeiro, nasce o oitavo neto da família sendo a segundo filho do casal Maria Helena e João Pereira, foi uma moça a Vanessa Pereira da Silva.

  Em 1978, tivemos dois importantes acontecimentos.
 
  Em 22 de outubro, nasce o nono neto da família e o quinto e último filho do casal Maria Madalena e Durvalino, sendo uma moça a Nádya Firmina dos Santos Teodoro.
  Também em 10 de novembro, nasce o décimo neto da família e o terceiro e último filho do casal Aldo e Wieslawa, foi o Alexandre Krawczyk e Silva.


Batizado Alexandre


Aldo, Wieslawa e seus filhos: Andreia, Ricardo e Alexandre.

Andreia, Ricardo e Alexandre.


    Em 1979, tivemos três importantes acontecimentos.
    Em 22 de janeiro nasce o terceiro e quarto filhos do casal Maria Helena e João Pereira um casal de gêmeos, sendo o décimo primeiro e décimo segundo netos da família. Eles foram batizados com os nomes, a moça, Regiane Pereira da Silva e, o menino, Revalino Pereira Neto.


Sebastiana e João Firmino com seus netos,
 Revalino e Regiane (gêmeos)


    E em 15 de dezembro, aconteceu o sexto casamento na família. Firmino João da Silva casa-se com Etelvina Marques Rosa e também o sétimo casamento na família: Geraldo João da Silva e Neide Vieira de Siqueira, sendo goianos, más conheceram e casaram em Manaus-AM.
   Após o casamento do Firmino, somente o filho caçula o Augusto César continuou morando com Sebastiana. Ele iniciando a faculdade achou melhor voltar para a fazenda.

     Em 1980, tivemos dois importantes acontecimentos na família.


Aniversário de casamento de Sebastiana e João Firmino
em janeiro de 1980


     Em 1º de fevereiro, aconteceu novamente o nascimento de gêmeos, sendo duas moças, décimo terceiro e décimo quarto neto e sendo os primeiros filhos do casal Geraldo João e Neide Vieira. Foram batizadas com os nomes: Anna Carolina Vieira de Siqueira e Silva e Anna Paula Vieira de Siqueira e Silva.
      Em 05 de fevereiro, nasce mais um rapaz na família, sendo o décimo quinto neto, Hélder Fernandes de Oliveira, o qual muito esperado por toda a família, 1° filho do casal Dalva Maria e Divino Fernandes.

     Em 1981, tivemos quatro importantes acontecimentos.

João Firmino e Sebastiana, ao lado dos netos
 e Wladislaw e Anna, os pais de Wieslawa.




FAZENDA DO JOÃO FIRMINO EM 1990




      A volta da Sebastiana e o filho caçula para a fazenda.
     Em 06 de maio o nascimento do décimo sexto neto da família, e sendo o primeiro filho do casal Firmino e Etelvina, Victor Hugo Lauriano da Silva.
     Também em 25 de julho, casa o primeiro filho de Durvalino, Marcelam Sales dos Santos com Janaína Soares dos Santos. Ele, filho do primeiro casamento de Durvalino Santos Teodoro, que era viúvo quando casou com Maria Madalena.
     Em 12 de novembro nasce Paulo Henrique Sales dos Santos, o primeiro bisneto da família, sendo também o primeiro neto do casal Maria Madalena e Durvalino e o primeiro filho do casal Marcelan e Janaína.
   Em 1982, tivemos mais um importante acontecimento, entre muitos outros que já aconteceram na nossa família.
   Em 22 de fevereiro, nasce o décimo sétimo neto, o terceiro filho do casal Geraldo João e Neide Vieira, foi o Anderson Vieira de Siqueira e Silva.

João Firmino e Sebastiana, ao lado do filho Geraldo,
 a nora Neide e os netos, filhos de Geraldo, 
Ana Paula, Ana Carolina e Anderson.

 
Em 1983, tivemos mais dois importantes acontecimentos entre os demais, em 16 de junho nasce o décimo oitavo neto da família, sendo o segundo filho do casal Firmino e Etelvina, foi o João Firmino da Silva Neto. Também em 10 de outubro, nasce o segundo bisneto da família e sendo o segundo neto de Maria Madalena e Durvalino, e sendo o segundo filho do casal Marcelan e Janaina foi a Juliana Sales Santos.